⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

5 erros que precisam ser evitados na hora de criar o horário escolar

Tempo estimado de leitura: minutos

26 de setembro de 2018

05-erros-que-precisam-ser-evitados-na-hora-de-criar-o-horario-escolar

Janelas

Conseguir fazer o encaixe das aulas não quer dizer que o horário está pronto! É preciso ter atenção a alguns detalhes que podem prejudicar os professores. Um exemplo disso é o número de janelas. É preciso ficar atento e tentar minimizar ao máximo que o professor fique ocioso entre uma aula e outra. Além disso, reduzir janelas, ou horários vagos, na grade dos docentes, pode resultar em economia, pois em alguns Estados essa hora-aula parada é contabilizada.

Deslocamento

Para professores que lecionam em mais de uma escola, outras sedes, ou mesmo em colégios com estruturas muito grandes, é importante verificar se o horário é compatível com o tempo necessário que professor precisa para ir de uma sala à outra. Preocupar-se com esse detalhe evita que o professor atrase o início da aula e que ele se desgaste, correndo de um canto à outro da Instituição.

Horários diferentes de início e término de aulas

Se na sua Instituição os alunos de certas séries têm horários diferentes de início e término de aulas, é importante se preocupar com isso na hora da montagem dos horários. Quando professores lecionam para séries com essa diferença de horários, o responsável pela elaboração deve verificar se o professor não estará em aula enquanto a próxima turma já o aguarda.

Dias com aula

É preciso otimizar o tempo dos professores. Muitas vezes, apenas visando fechar a grade, as aulas dos docentes são distribuídas sem atenção e, em muitos casos, resultam em professores tendo que comparecer à escola para lecionar apenas uma aula no dia.

Disponibilidades indicadas pelos professores

Alguns gestores podem tentar convencer os professores a trabalharem além da sua disponibilidade apenas para o fechamento do horário. E, é claro que, você pode tentar forçá-los a se encaixar na grade que julgar ideal, porém, isso poderá gerar profissionais insatisfeitos, o que certamente não será saudável para a instituição a longo prazo. Faz-se necessário pontuar os interesses dos seus docentes e a disponibilidade de dar aulas nos dias da semana escolhidos.

Pelos motivos acima apontados, é possível notar que, para criar uma grade de horários com qualidade, é preciso levar em consideração o máximo de variáveis possíveis, distribuídas em diversas particularidades.

Mas como eu posso fazer horário escolar de forma rápida?

É pouco provável que você consiga criar uma combinação de horários perfeita de forma manual. Para ter uma noção da dimensão de possibilidades que esse cálculo pode gerar, basta analisar o número de possibilidades disponíveis ao combinar dias com aulas, disciplinas e carga horária. Essa permutação gera milhões de combinações possíveis. Por isso, para conciliar todas essas informações é necessário cruzar os dados adequadamente. Este é um trabalho árduo e que requer muito tempo e atenção

Uma das grandes vantagens do uso da inteligência artificial para essa atividade é a capacidade de processamento de informações. Por isso, recorrer ao uso de um software é uma forma inteligente e prática de montar horários escolares

O URÂNIA, software especialista em elaboração de horários, é a solução para montar a grade de forma rápida e, principalmente, evitando os erros que citados acima.

Com o URÂNIA você pode:

  • Determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas;
  • Elaborar horários escolares para várias sedes ao mesmo tempo, controlando o deslocamento dos professores;
  • Indicar a forma como as aulas das disciplinas devem ser dispostas na semana (geminadas, separadas, só uma aula por dia, etc.);
  • Limitar o número de aulas diárias de cada professor;
  • Trabalhar com dois ou mais professores em conjunto (divisão de classes);
  • Definir turmas com horários diferentes de início e término de aula;
  • Controlar a utilização de ambientes (quadra de esportes, salas, laboratórios, etc.);
  • E muito mais!

Confie no trabalho de quem já resolve os problemas com horários escolares em mais de 5700 Instituições de Ensino em todos o Brasil! Conte com a ajuda do URÂNIA para elaborar os horários de forma eficiente e mantenha sua instituição funcional desde o primeiro dia de aula. Acesse o nosso website.