FAQ

Novos usuários

  • O que é o URÂNIA?

    O URÂNIA é um programa de computador desenvolvido para gerar o quadro de horários de Instituições de Ensino de forma automatizada.

  • É fácil de usar?

    Por ser intuitivo, o URÂNIA não necessita de conhecimentos avançados de informática, e além disso, o programa é desenvolvido em português, aplicando termos do cotidiano das Instituições e facilitando sua utilização. 

  • O URÂNIA é adaptado à realidade educacional brasileira?

    Desenvolvido no Brasil, o software é totalmente adaptado às necessidades pedagógicas, pois conta com a participação dos usuários para a implementação de melhorias, desde a sua criação.

    Além disso, o software é parametrizado conforme a legislação do País, no que tange à carga horária de professores.

  • Quantas escolas utilizam o URÂNIA?

    São mais de 5.700 instituições de ensino no Brasil que resolvem seus horários com o URÂNIA. O índice de satisfação dos usuários com o software e com o atendimento prestado pela GEHA, supera os 99% de aprovação.

  • Em quanto tempo o URÂNIA gera horários?

    O processamento dos dados e a distribuição das aulas são feitos em minutos, desde que não haja restrições que impeçam a geração de um resultado. Se tais impedimentos ou restrições forem encontradas, o URÂNIA apresentará sugestões de mudanças até a obtenção de um resultado.

    Após essa fase, o URÂNIA inicia o processo de melhoria do horário, onde ele buscará formas de aprimorá-lo, sugerindo alterações ao usuário.  Nesse passo, quanto maior o tempo de processamento, melhores são os resultados obtidos.

  • O cadastramento dos dados é demorado?

    Apesar de o URÂNIA adaptar-se a inúmeras situações, grande parte de seus cadastros são opcionais, ou seja, o usuário só informa os dados que considerar importantes.

  • O que são janelas e como o URÂNIA trabalha com elas?

    Janelas são aulas vagas para o professor. Esse, na maioria dos casos, é um dos fatores que mais influencia na qualidade do horário.

    Em Instituições onde os professores possuem atividades fora de sala (coordenação, preparação de aulas, monitoria, etc.) as janelas são utilizadas para esse fim. Mas muitas Instituições prezam por evitar janelas quando os professores não têm esse tipo de atividade, uma vez que o tempo ocioso do professor é remunerado.

    O URÂNIA busca fechar o horário com o menor número de janelas possível, além disso, conta com ferramentas específicas para esse fim.  Se mesmo assim não for possível, o URÂNIA irá apresentar sugestões para que o usuário consiga zerar ou diminuir ao máximo o número de janelas.

  • O URÂNIA elabora horários onde é necessário determinar a utilização de salas ambiente?

    No URÂNIA é possível especificar a sala utilizada por cada turma e ainda controlar o uso de determinados ambientes, como laboratórios ou quadra de esportes, por exemplo, garantindo que não serão disponibilizadas para mais turmas do que os espaços comportam em um mesmo horário.

Assinatura URÂNIA

  • Por que devo renovar minha assinatura anualmente?

    A renovação da assinatura URÂNIA é necessária para estender o prazo de utilização por mais um ano letivo. Além disso, garante acesso às atualizações e auxílio técnico.

  • Como o URÂNIA é comercializado?

    Assim como a maioria dos softwares, o URÂNIA é comercializado por meio de assinaturas com prazo de validade pré-estipulado. Uma vez que o valor de um sistema com mais de 30 anos de desenvolvimento seria comercialmente inviável, com este modelo comercial, acreditamos dar acesso a um maior número de instituições com variados portes.

  • Qual a validade da assinatura inicial?

    A assinatura inicial do URÂNIA é válida até o mês de dezembro do ano vigente. Porém, dependendo do período da solicitação da assinatura e das promoções, essa data pode ser acrescida de mais um ano. Após esse período a assinatura deve ser renovada, estendendo a validade para mais um ano letivo.

  • Como adquirir minha assinatura URÂNIA?

    O URÂNIA é comercializado única e exclusivamente pela GEHA Sistemas Especialistas. Você pode solicitar sua assinatura falando diretamente com nossa área comercial, por telefone (0800 702 2011) ou CHAT (www.horario.com.br). Além disso, é possível solicitar sua assinatura automaticamente pelo site, basta ter em mãos alguns poucos dados de sua Instituição.

  • Quanto custa o URÂNIA?

    Visando adequar-se aos diferentes perfis de Instituições de ensino no Brasil, o URÂNIA é comercializado em sete faixas, determinadas pelos portes das escolas. São elas:

    • FAIXA A
    • DE 01 A 4 TURMAS
    • FAIXA B
    • DE 05 A 8 TURMAS
    • FAIXA C
    • DE 9 A 16 TURMAS
    • FAIXA D
    • DE 17 A 24 TURMAS
    • FAIXA E
    • DE 25 A 32 TURMAS
    • FAIXA F
    • DE 33 A 48 TURMAS
    • FAIXA G
    • DE 49 TURMAS OU MAIS
  • Como calculo a faixa da minha instituição?

    A faixa URÂNIA é calculada de acordo com o número de turmas por turno. Para definir sua faixa, verifique o número de turmas que sua Instituição tem em cada turno (manhã, tarde e noite). O turno que tiver o maior número de turmas estipulará sua faixa.

    As turmas de ensino integral devem ser calculadas em ambos os turnos.


    Exemplo: Se sua Instituição possui 20 turmas no período matutino, 24 no vespertino e 10 no noturno, seu período com mais turmas é o da tarde, portanto, com 24 turmas, sua Instituição se enquadra na Faixa D, que atende escolas de 17 a 24 turmas.

  • Quais as formas de pagamento disponíveis?

    A GEHA dispõe de várias formas de pagamento para facilitar seu acesso ao URÂNIA.

    São elas:

    • Depósito Bancário (Itaú, Santander, Bradesco e BB)
    • Boleto Bancário
    • Cartão de Crédito* (Parcelamento em até 12x via PagSeguro).

    *Sujeito a juros de acordo com o número de parcelas.

  • Quais documentos receberei para prestação de contas?

    Independente da forma de pagamento escolhida, a GEHA emite nota fiscal eletrônica de prestação de serviços. Caso sejam necessários outros documentos, como certidões das esferas nacionais, estaduais ou municipais, a solicitação pode ser feita diretamente ao setor administrativo.

  • Como realizo a renovação da assinatura?

    Antes do vencimento do prazo de utilização, sua Instituição receberá comunicados por e-mail, correio e até pelo próprio software, informando sobre a validade do contrato. A extensão do contrato ocorre automaticamente após o pagamento da renovação.

Sobre o URÂNIA

  • Como consigo acessar meus horários?

    Os horários gerados pelo URÂNIA podem ser salvos na máquina onde ele está sendo utilizado ou então na “nuvem”, onde podem ser acessados de qualquer lugar. Esse é um serviço gratuito oferecido pela GEHA e altamente recomendado, pois garante a segurança dos horários em caso de perda da máquina.

  • Posso instalar o URÂNIA em vários computadores?

    A assinatura do URÂNIA é comercializada para utilização em um equipamento por vez, não sendo possível instalar o sistema e utilizá-lo, ao mesmo tempo, em várias máquinas. Porém, você pode mudar o URÂNIA de equipamento de acordo com a sua necessidade, apenas desabilitando do computador atual e habilitando na nova máquina.

  • Quais os requisitos para utilizar URÂNIA no meu computador?

    Para ser utilizado, o URÂNIA requer computadores com Sistema Operacional instalado Windows XP ou superior, e disco rígido com pelo menos 30 (trinta) Megabytes disponíveis.

  • Preciso ter internet para gerar meus horários com o URÂNIA?

    Não. Sabemos que nem todas as Instituições de Ensino têm acesso à internet de qualidade, por isso, é importante destacar que o URÂNIA é um sistema desktop e gera horários sem necessidade de conexão, possibilitando a geração de horários em qualquer lugar.

  • Por que o horário feito com o URÂNIA melhora a qualidade da educação brasileira?

    São dezenas de elementos pedagógicos analisados durante o processo, visando entregar horários de forma rápida, atendendo às disponibilidades dos professores e facilitando a organização escolar. Com professores satisfeitos o rendimento em sala de aula aumenta. O URÂNIA ainda realiza o balanceamento das disciplinas, realizando a distribuição das aulas de forma equilibrada, beneficiando diretamente os alunos.

    Além disso, automatizando a geração de horários, coordenadores, diretores e responsáveis por essa função têm mais tempo para se dedicar às suas atividades. Dessa forma, o URÂNIA beneficia a Instituição por completo.

Suporte

  • Quero me comunicar com a empresa, como faço?

    Mantemos vários canais de comunicação, sempre visando facilitar o contato com nossos usuários:

    • Central de Atendimento  
      0800 702 2011 – Ligação Gratuita
    • CHAT 
      Disponível nos sites horario.com.br e programaurania.com.br (site exclusivo para clientes)
    • E-mail  
      Setor Administrativo – administrativo@horario.com.br
      Setor Comercial – comercial@horario.com.br
      Setor de Suporte – suporte@horario.com.br
      Setor de Relacionamento – relacionamento@horario.com.br
      Setor de Comunicação – comunicacao@horario.com.br
  • Quanto custa o atendimento de Suporte Técnico?

    O Atendimento de Suporte Técnico é GRATUITO e ILIMITADO durante a vigência da assinatura.

  • Caso tenha dúvidas, como posso ter auxílio técnico?

    A GEHA disponibiliza uma equipe técnica altamente capacitada para atender dúvidas e dar suporte aos seus usuários. O atendimento está disponível de segunda a sexta (exceto feriados), das 08h às 18h (horário de Brasília), podendo ser estendido nas épocas de maior procura.

    O contato pode ser feito por e-mail, telefone (ligação gratuita) ou CHAT no site www.horario.com.br.