⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Veja 4 métodos de ensino para aplicar na escola

Tempo estimado de leitura: minutos

6 de abril de 2018

veja-4-metodos-de-ensino-para-aplicar-na-escola

Os métodos de ensino tem a ver, geralmente com a identidade dos criadores da escola. Quando escolhidos, são praticamente definitivos, hoje queremos mostrar alguns modelos adotados no Brasil, para que você entenda como cada um funciona e possa escolher a opção mais adequada para sua Instituição.

Apesar das diferenças entre eles, o objetivo é o mesmo: repassar os conhecimentos e promover formação de qualidade aos alunos. Conheça alguns dos métodos de ensino mais utilizados no Brasil:

O estilo tradicional de ensino

Consiste, no ensino centrado no docente, em uma relação vertical de exposição de conhecimentos e cobrança de conteúdo. Além das aulas expositivas, há provas, resultados mensuráveis, bem como, reprovações de alunos cujos desempenhos se mostraram insatisfatórios.

O método de ensino construtivista

Coloca o aluno no centro do processo de aprendizado, cada estudante tem seu próprio tempo e o currículo é extremamente flexível. São imersos em situações bastante próximas da realidade com o objetivo de fazer questionamentos, argumentar e encontrar as devidas soluções para os problemas.

Metodologia montessoriana

Pais e mestres se tornam facilitadores do conhecimento, proporcionando os meios pelos quais os alunos escolhem os temas a serem estudados com base em seus interesses de aprendizado. As turmas são mistas em relação à faixa etária, já que alunos de diferentes idades podem ter interesses semelhantes. É uma excelente metodologia de ensino para estimular a independência e a criatividade dos alunos.

A tecnologia como aliada

A metodologia de ensino conectada à tecnologia pode ser uma aliada poderosa na luta pela atenção. Pode ser empregada em sala de aula de diferentes formas, seja por meio de aplicativos para a realização de exercícios, da exposição de conteúdo via apresentações previamente preparadas pelo professor ou pelo uso de vídeos e sites interativos para exemplificar teorias.

No que tange à multiplicidade de métodos de ensino, pode ser que a classe ou até mesmo a estrutura da escola não permitam a adoção completa de um modelo ou de outro. No entanto, existem diversos benefícios relacionados ao emprego de métodos variados de ensino. Conteúdos que exigem maior imaginação dos alunos podem ser explorados por meio de uma metodologia construtivista, enquanto o método tradicional torna-se mais adequado para conhecimentos dogmáticos.

Nessa perspectiva, cabe ao docente o papel de coordenar e facilitar o processo de construção do conhecimento, mediando a aprendizagem dos alunos, instigando cada vez mais e dando a oportunidade deles aprenderem. Já ao aluno, cabe observar, comparar, classificar, estabelecer relações, construir, ouvir, falar, perguntar, propor hipóteses, experimentar e criar.

Independente do método de ensino escolhido, a grade de horários é de suma importância para uma boa gestão. Descubra todas as vantagens que um horário organizado pode propiciar para sua escola. Acesse nosso site e conheça o URÂNIA. O programa que resolve o problema da elaboração do horário escolar em mais de 5700 instituições de ensino em todo o Brasil.