⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Por que você precisa antecipar a montagem da sua grade escolar

Tempo estimado de leitura: minutos

21 de novembro de 2016

por-que-antecipar-a-montagem-da-grade-de-horarios

Com a chegada do fim de um ano letivo, é muito comum que toda equipe pedagógica, em especial, os gestores de instituições escolares, comecem a se preparar para o novo.

Os trabalhos vão desde a abertura de matrículas, organização dos espaços disponíveis nas escolas e, principalmente, a montagem da grade de horários. Isto ocorre porque a organização da agenda de horários de uma escola depende de diversos fatores externos, como a disponibilidade dos professores e os horários pré-determinados para a permanência dos alunos da escola.

Ao montar a grade escolar com antecedência, a escola pode se beneficiar com maior organização, além de transmitir motivação aos professores e alunos. Confira algumas dicas de como montar a grade escolar e a importância em realizar o processo de forma antecipada.

Como montar a grade escolar com antecedência?

Para montar a grade escolar com preparação suficiente, é necessário considerar os aspectos que podem influenciar na escolha dos horários. O primeiro deles é checar a disponibilidade dos professores de acordo com o período em que as aulas precisam ser ministradas.

É muito comum ter professores que trabalham em mais de uma instituição de ensino e que, por esse motivo, precisam estar presentes na escola em apenas um período ou em dias pré-estabelecidos. Levar em consideração esses horários é uma forma de evitar possíveis reajustes na grade futuramente.

Outro fator que deve ser considerado são os espaços disponíveis na escola. Se o ambiente só possui um laboratório de química, por exemplo, é necessário escalar apenas uma turma para ter aulas no espaço por horário. O mesmo planejamento deve ocorrer com quadras, salas de multimídia e outros laboratórios.

Após listar estes aspectos, a montagem da grade escolar começa a tomar forma e fazendo isso com antecedência, os reajustes necessários podem ser realizados sem prejudicar as aulas, o que frequentemente acontece quando o quadro escolar é montado sem planejamento prévio.

Planejar e preparar os horários dos professores e alunos ainda no final do ano letivo, possibilita começar o novo ano com uma grade bem estruturada e isso também influencia diretamente na diminuição de janelas entre os horários de professores e alunos.

Desta forma, o horário de trabalho dos docentes é melhor aproveitado, pois elimina o tempo ocioso em que o profissional esperaria entre uma aula e outra. O aspecto também é positivo para os alunos, porque evita que a turma passe algum período sem a presença do professor em sala de aula.

Trabalhar com o planejamento antecipado da grade de horários, também é uma forma de oferecer segurança ao docente e sair na frente na hora de apresentar condições para esses profissionais.

Se a sua instituição apresenta a grade escolar com antecedência para aqueles professores que atuam em outras escolas, é possível que o docente utilize essa grade como base para definir as outras. Caso contrário, o professor utilizaria o horário de outra escola como parâmetro, o que poderia prejudicar a disponibilidade de trabalho na sua instituição.

Por fim, vale ressaltar que ter a grade escolar previamente pronta, é uma garantia tanto para a direção da escola, bem como para os professores. Agora que você já sabe a importância de montar a grade escolar com antecedência, basta aplicar esses conceitos no seu colégio.

Tem alguma dúvida sobre como montar a grade escolar em sua instituição? Deixe seu comentário. Ele poderá ser o próximo assunto no blog. 😉