⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Planejamento pedagógico: tudo o que você precisa saber

Tempo estimado de leitura: minutos

21 de agosto de 2019

O planejamento pedagógico é fundamental para o bom funcionamento da escola. Saiba tudo sobre a elaboração desse documento e sua aplicação no dia a dia.

planejamento pedagógico contém as informações que servirão de base para as ações desenvolvidas na escola durante o ano letivo. Portanto, é fundamental que seja elaborado com o auxílio de todas as pessoas envolvidas na gestão, como professores, equipe pedagógica e comunidade escolar. 

importância do planejamento pedagógico é possibilitar que a escola tenha maior controle sobre as atividades realizadas ao longo do ano letivo e garantir que as necessidades de todos sejam levadas em consideração. Além disso, com o planejamento é possível ter um panorama da instituição de ensino e alocar os recursos de acordo com os objetivos gerais.

Como fazer o planejamento pedagógico

Por ser um documento usado para guiar as atividades da escola, deve ser elaborado de acordo com as necessidades de cada instituição.

Assim, não há um modelo único, mas alguns temas são essenciais para auxiliar na gestão escolar ao longo do ano, como:

  • Apresentação dos resultados do ano anterior;
  • Definição da grade horária de cada disciplina;
  • Organização das salas e materiais que serão utilizados;
  • Divulgação das metas e objetivos da escola;
  • Apresentação do calendário escolar;
  • Divisão das turmas;
  • Criação de planos de ação.

Dessa forma, um bom planejamento pedagógico deve incluir questões práticas do dia a dia da escola e a elaboração de planos a longo prazo para cumprir as metas comuns a todos.

Por isso, deve ser elaborado de forma objetiva sem deixar de lado a possibilidade de ser adaptado sempre que necessário.

Antes de fazer o documento, o ideal é realizar uma reunião no início do ano letivo com os professores e funcionários da escola, levando em consideração as ideias de todos.

É importante criar um ambiente de diálogo e incentivar o compartilhamento de experiências para gerar um documento democrático e que se adapte às necessidades de todos os envolvidos.

Reformulação do planejamento

Por ser uma programação para o ano letivo, o planejamento é realizado antes do início das aulas, a partir das metas e objetivos propostos pela escola para o próximo período.

Por isso, a elaboração do documento deve conciliar o que a escola deseja fazer e o que é possível ser realizado a partir da realidade local.

Porém, o planejamento pedagógico não deve restringir as atividades da equipe escolar, mas funcionar como um ponto de partida para as ações que serão realizadas. Para isso, deve ser revisto com frequência de forma a garantir o cumprimento das metas. 

Assim, antes de elaborar um novo planejamento pedagógico é preciso rever as ações que foram realizadas no ano anterior. Dessa forma, é possível repensar as estratégias e colocar em prática novas medidas para contribuir para o desenvolvimento da escola.

E-book gratuito sobre planejamento pedagógico

Com o URÂNIA, você automatiza a elaboração do horário escolar e tem tempo para outras atividades, como o planejamento pedagógico. Por isso, criamos o e-book gratuito Planejamento pedagógico: tudo o que você precisa saber, para ajudar na elaboração desse documento fundamental para todas as escolas. 

e-book planejamento pedagógico

Confira alguns temas abordados no e-book: 

  • O que é o planejamento pedagógico?
  • Quando deve ser feito?
  • Qual a importância?
  • Quem faz o planejamento pedagógico?
  • Como montar o planejamento?
  • Dicas para um planejamento eficaz
  • Como facilitar a gestão escolar

Para saber mais sobre o URÂNIAentre em contato com os nossos consultores e baixe o e-book para saber tudo sobre a elaboração do planejamento pedagógico.