⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

#NossosParceiros: Conheça a parceria entre URÂNIA e TOTVS

Tempo estimado de leitura: minutos

27 de julho de 2018

nossosparceiros-conheca-parceria-entre-urania-e-totvs

Como tudo começou

A TOTVS foi criada em 2005 com a alteração da razão social da Microsiga Software fundada em 1983 por Laércio Cosentino e Ernesto Haberkorn. Líder do mercado de softwares de gestão da América Latina a TOTVS trabalha há alguns anos na especialização de suas soluções e um de seus focos é o segmento Educacional. A primeira versão da solução foi lançada em 1996 e desde então recebe constantes investimentos o que a tornou líder do segmento no Brasil. Segundo Eduardo Pires, diretor do Segmento Educacional da TOTVS, “a solução TOTVS para o segmento educacional nasceu em 1996 com o objetivo de atender demandas de secretaria acadêmica como matrícula, notas e frequência. Com todos os investimentos ao longo desses anos, hoje é uma ferramenta completa de gestão acadêmica e administrativa, que otimiza processos e oferece serviços diferenciados para toda a comunidade acadêmica”.

Como a TOTVS pode ajudar sua Instituição de Ensino?

As instituições de ensino possuem necessidades e dores específicas, algumas distintas de outras indústrias. Nesses 22 anos atuando no mercado educacional, atendendo atualmente mais de 1.200 instituições de ensino e mais de 3,5 milhões de alunos, a TOTVS conseguiu identificar a melhor forma de endereçar cada uma dessas dores. Além de otimizar processos, reduzir custos, eliminar retrabalho e garantir integridade e confiabilidade de dados, a solução TOTVS para o segmento educacional potencializa a captação de alunos, oferece ferramentas para um acompanhamento detalhado do ciclo de vida dos alunos, disponibiliza serviços online para pais, alunos e professores, profissionaliza a gestão de recebíveis e oferece uma alternativa inteligente para retenção de alunos.

“Buscamos desenvolver a melhor solução de gestão educacional do mercado, colocando o aluno no centro de todos os processos de uma instituição de ensino. Assim, garantimos que nossos clientes estarão sempre dedicados a educar, com a certeza que têm um parceiro de tecnologia que vai melhorar seus processos administrativos”, afirma Eduardo Pires.

Além de garantir excelência operacional para os processos da atividade fim da instituição, a solução da TOTVS traz as melhores práticas administrativas e de gestão de capital humano. Dessa forma, a plataforma da TOTVS atende ao negócio, aos processos de BackOffice e Recursos Humanos.

“A instituição de ensino possui também desafios comuns a outras empresas, nas áreas financeira, contábil, fiscal, compras, pagadoria e gestão de pessoas. Por isso, garantimos que as cobranças realizadas para os alunos tenham seus desdobramentos contábil e fiscal de forma íntegra. Além disso, professores alocados em suas turmas já têm seus pagamentos calculados de forma integrada. Alunos, pais e professores se conectam nas plataformas de portais e aplicativos móveis. Por exemplo, o professor tem seu diário de classe no smartphone. Assim que ele registra uma nota, os pais e/ou alunos já recebem uma notificação no celular e podem consultar seus resultados atualizados.”, comenta Pires.

Outros serviços online facilitam o relacionamento de pais e alunos com a instituição. Protocolos e solicitações são abertos através de portais ou do celular. Boletos são consultados facilmente, além de notificações alertarem sobre a proximidade do vencimento de mensalidades.

Segundo Eduardo Pires, “hoje em dia é importante oferecer facilidade e comodidade aos pais e alunos. Eles precisam estar na instituição apenas para o propósito principal, que é a educação, e não para resolver assuntos administrativos”. Dessa forma, um dos pilares da proposta de valor da TOTVS é “encantar o cliente do nosso cliente”, completa Pires.

Os investimentos da TOTVS no segmento educacional não param. Recentemente a empresa lançou no mercado uma plataforma de Inteligência Artificial e está criando aplicações práticas usando essa tecnologia. Para as instituições de ensino a plataforma será capaz, por exemplo, de fazer a análise preditiva de evasão de alunos. Ela irá mapear padrões de comportamento dos alunos que evadiram e identificar a repetição desses padrões nos alunos atuais. Assim, será possível agir com antecedência nos casos potenciais de risco, aumentar a taxa de permanência e evitar perda de receita.

Melhorando o sistema educacional nacional

Nós do URÂNIA acreditamos que a educação de qualidade é a melhor forma de alcançar uma nação bem-sucedida no futuro e contribuímos simplificando a geração da grade de horários, dando mais tempo para os gestores cuidarem do que é mais importante: Educar! Perguntamos a Eduardo se ele acredita que as novas tecnologias, como da TOTVS, podem melhorar o sistema educacional do país. Para responder, ele comentou sobre alguns projetos da TOTVS:

“Quando nosso cliente passa a se preocupar mais com sua atividade fim (Educação) e menos em como ela será sistematizada, a TOTVS entende que permite a evolução dos modelos educacionais, flexibilizados na operação da plataforma e operacionalizados de forma transparente.”  

Como escolher a solução adequada para sua escola?

Essa questão é bem complexa. Porém, é importante considerar uma solução que seja aderente ao perfil da instituição de ensino, seja pelo seu porte, por sua localização, pelo perfil dos alunos ou pela complexidade/maturidade de seus processos. Outro aspecto importante, principalmente para as pequenas e médias empresas, é apostar em uma solução que seja capaz de suportar o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo da companhia.

Por isso, escolher uma empresa que tenha experiência e faça investimentos constantes em inovação é muito importante.

Eduardo Pires reforça; “a TOTVS busca a excelência tecnológica constantemente. Por isso, investimos em uma unidade de experimentação no Vale do Silício (a TOTVS Labs) e em um instituto de coinovação entre startups, empreendedores e mercado (o iDEXO). Queremos com isso, cada vez mais, simplificar o mundo dos negócios”.

Utilize URÂNIA e TOTVS para uma gestão de peso

URÂNIA e TOTVS são parceiros de longa data por meio da integração entre os sistemas. A troca de informações entre uma ferramenta e outra auxilia no ganho de tempo de gestores. Na visão de Eduardo Pires “Grande parte das dores em uma instituição de ensino são a contínua busca pelas melhores práticas e eficiência no negócio ou operação. Com uma integração nativa entre as soluções TOTVS e o URÂNIA, entendemos que apoiamos fortemente instituições a alcançar este objetivo, reduzindo custos com desenvolvimentos específicos, equipe de manutenção de sistemas e consolidando toda a operação e suporte somente no fornecedor da solução.”

Gostou de conhecer o nosso parceiro?

Para mais informações sobre o TOTVS Educacional acesse: https://www.totvs.com/sistema-de-gestao/educacional.

Se você ainda não conhece o URÂNIA – A solução na elaboração de horários escolares, clique aqui e veja como gerar a grade dos professores de forma simples e rápida!