Blog

30 de maio de 2018

#NossosParceiros: Conheça a parceria entre URÂNIA e SophiA

GESTÃO ESCOLAR

#NossosParceiros: Conheça a parceria entre URÂNIA e SophiA

Tempo estimado de leitura: 5 minutos


Uma dúvida muito comum no âmbito educacional atual é como utilizar todos os recursos tecnológicos da melhor maneira possível para otimizar a organização escolar. A tecnologia tem evoluído muito rapidamente e as instituições de ensino têm, cada vez mais, utilizado softwares para auxiliar na gestão de forma eficiente. 


30 de maio de 2018 - 09:00 - atualizado em 25 de maio de 2018 - 09:22


Assim como o GEHA, a Prima, empresa desenvolvedora do sistema de Gestão Escolar SophiA, tem como propósito base oferecer soluções que auxiliem as instituições nas rotinas administrativas, para que estas possam centrar esforços na gestão do conhecimento. 


Walter Saliba, sócio-diretor Prima, comenta  sobre a importância de se utilizar a tecnologia para facilitar o cotidiano da Instituições de Ensino: “Essas soluções aumentam a eficiência operacional, a produtividade e a qualidade dos serviços oferecidos pela escola à comunidade de alunos, pais, responsáveis e professores.”


Walter Luiz Caram Saliba - Sócio-diretor da Prima


O sistema SophiA para Gestão Escolar tem softwares completos para a administração de escolas desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, desenvolvido especialmente com ferramentas específicas para cada etapa de ensino. Pelo software SophiA Gestão Escolar uma instituição de ensino regular tem acesso a ferramentas de gestão acadêmica, controle financeiro, gestão da secretaria, comunicação com a comunidade escolar, entre outras. Além disso, outros softwares da linha SophiA, como o Philos, oferecem gestão otimizada para a biblioteca da escola. Basicamente as soluções da Prima podem ser utilizadas por “Qualquer instituição de ensino que necessite organizar suas informações e otimizar seus processos e deseje aprimorar os serviços prestados aos seus clientes.”


Sistema SophiA e Philos em ação em uma escola usuária.


Mesmo após décadas de mercado, a empresa está em constante aperfeiçoamento, buscando sempre manter-se atualizada quanto às novas possibilidades tecnológicas disponíveis no setor, conforme relata o sócio-diretor, “A Prima tem investido muito na migração de seus sistemas para a nuvem, o que trará mais segurança e confiabilidade aos serviços oferecidos às escolas. Têm sido feitos também investimentos para a automação dos processos de cobrança bancária e recorrente via cartão de crédito. E, ainda, a Prima tem investido no aumento da gama de serviços que podem ser oferecidos pelas escolas através da internet e do App SophiA.”


Sobre os benefícios que o SophiA traz para as Instituições, Walter pontuou que: “Como um sistema de apoio à gestão, o uso do SophiA trará grandes benefícios na operação e administração da empresa escolar. Não obstante, há também benefícios perceptíveis para os clientes da escola (alunos, pais e responsáveis), tais como: Maior acesso a informações acadêmicas dos alunos, frequência às aulas, notas e resultados de avaliações, ocorrências pedagógicas. Inclusive através do App SophiA, os clientes da escola podem receber notificações de eventos (avisos, notas, faltas, ocorrências) envolvendo o aluno, melhorando muito a comunicação com a escola e facilitando o acompanhamento acadêmico pelos pais e responsáveis.”


É importante reconhecer que a integração entre o SophiA e o URÂNIA  é ainda mais benéfica aos usuários de ambas soluções, “O SophiA e o URÂNIA se complementam perfeitamente. O URÂNIA necessita de informações tais como turmas, disciplinas, grade curricular e professores, que estão disponíveis no SophiA. Através da integração existente entre os softwares, esses dados podem ser facilmente transferidos do SophiA para o URÂNIA, poupando muito trabalho para a escola. Com o URÂNIA, a escola elabora e otimiza sua grade horária que, posteriormente, pode ser importada e usada pelo SophiA na geração das aulas e listas de chamada e no controle da frequência dos alunos.”

 

Por fim, o diretor termina pontuando que “O software SophiA é a escolha de instituições como ITA, Sesc, Biblioteca Nacional, Academia Brasileira de Letras, Unicamp, Itaú, entre outros grandes clientes”, e também está associado a “renomados órgãos da área de tecnologia e informática, como Microsoft e ASSESPRO (Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática). Pelas ações de responsabilidade social que mantém, possui desde 2005 o selo Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq.”


Sobre a Prima:

Fundada em 1993 por profissionais do ITA e da Unicamp, a Prima (empresa desenvolvedora da linha de softwares SophiA) é, desde sua criação, especialista no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento de instituições de ensino curriculares, escolas de cursos livres, bibliotecas e acervos não-bibliográficos.


Com sede em São José dos Campos em São Paulo, atualmente conta com 130 colaboradores diretos, que zelam por  uma carteira de mais de 3.500 clientes espalhados por todos os estados brasileiros. 


O SophiA está com novidades!

Além do seu negócio, a empresa atua no incentivo à estruturação das bibliotecas públicas, para estimular a leitura e o conhecimento em todo o país, por meio do Projeto Philos – Amigo da Biblioteca. Com este projeto são doadas licenças de uso do software Philos para bibliotecas públicas brasileiras, que por meio do sistema podem organizar seus acervos e tornar o espaço mais dinâmico e ativo.


Quer conhecer mais sobre o SophiA? Acesse o website.

Se quiser ler outros artigos com dicas para sua escola, navegue em nosso blog.



30 de maio de 2018 - 09:00 - atualizado em 25 de maio de 2018 - 09:22

COMENTÁRIOS PARA ESTE POST