⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Descubra como um horário escolar bem-resolvido pode melhorar o desempenho da sua escola

Tempo estimado de leitura: minutos

2 de janeiro de 2019

Descubra como um horário escolar bem-resolvido pode melhorar o desempenho da sua escola

Os três problemas mais comuns com horários desorganizados

  1. Docentes sobrecarregados: Os problemas relativos à horários escolares mais comuns abrangem o corpo docente. Muitas vezes, na pressa de organizar todas as matérias, alguns gestores acabam esquecendo de perguntar aos professores sobre suas disponibilidades. Professores sobrecarregados por longas jornadas, têm o seu desempenho prejudicado. Esteja atento às necessidades dos mestres, de modo que eles possam otimizar o tempo na escola e dar foco ao desempenho pedagógico;
  2. Discentes sem foco: Alunos sobrecarregados acabam perdendo o foco. É preciso encontrar um equilíbrio ideal entre as disciplinas para ampliar o desempenho pedagógico. Por isso, é necessário distribuir as disciplinas pensando em como potencializar o aprendizado. Isso pode ser feito dividindo as matérias por área de conhecimento. Normalmente disciplinas de exatas exigem mais concentração dos alunos e, agrupá-las em um único dia, pode prejudicar o aprendizado. Assim como, sempre ministrar uma disciplina após o intervalo ou as aulas de educação física, favorece a dispersão dos alunos que estarão agitados ou cansados.
  3. Compartilhamento de espaços coletivos: Muitas escolas possuem apenas uma quadra, uma sala de informática, um auditório e um laboratório de ciências, por isso, é necessário compartilhar os horários nesses espaços coletivos com sabedoria, de modo que todas as turmas possam aproveitá-los igualmente.

Benefícios de um horário organizado

Através da organização eficaz do horário escolar toda a Instituição de ensino sai ganhando, pois, é possível resolver, não somente os três problemas acima apontados, como também ampliar o desempenho pedagógico.

Cabe a Instituição de ensino estabelecer períodos além dos horários das aulas, espaços para reuniões semanais, mensais, ou com a periodicidade necessária, em busca de trazer a comunidade para a escola. Em tempos de educação 3.0 é de fundamental importância que a instituição de ensino  atue atendendo às necessidades da comunidade na qual está inserida.

Logo, como podemos ver acima, entende-se que todo o desempenho de uma Instituição de Ensino flui melhor quando o horário escolar está funcionando perfeitamente e a escola se adapta para tornar-se um palco adequado para atender ao seu público. Porém, atender a todas essas questões na hora de elaborar horários é algo complexo e que toma muito tempo de gestores, que ainda são responsáveis por muitas outras atividades dentro da instituição.

Nessa senda, liberar esses profissionais desta complicada tarefa de gerar a grade dos professores, deixando-os com mais tempo para cuidar das demais funções à eles incumbidas, é uma forma simples de melhorar a gestão.

Soluções que podem te ajudar

Para que a montagem da grade escolar ocorra de uma maneira mais organizada e efetiva, é necessário que se planeje os mínimos detalhes. Para te ajudar criamos o E-book – Horário Escolar: Dicas de como planejar o seu composto de um passo a passo e diversas dicas para facilitar o planejamento da sua grade escolar.

Como resolver seus problemas com horários definitivamente

Desenvolvido para poupar seu tempo e montar horários escolares, o URÂNIA é a solução definitiva para todos os problemas relacionados ao horário escolar.

Elabore e organize horários com facilidade e, principalmente, tenha a liberdade de modificá-los quando quiser, conforme as necessidades de sua instituição.

Nos dedicamos exclusivamente à elaboração da grade de horários e, por esse motivo, somos especialistas e oferecemos a melhor ferramenta, aprimorada ao longo de mais de 30 anos por meio da sugestão dos próprios usuários.

Veja as possibilidades que o URÂNIA pode te oferecer:

  • Determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas;
  • Elaborar o horário de várias sedes ao mesmo tempo, controlando o deslocamento dos professores;
  • Indicar a forma como as aulas das disciplinas devem ser dispostas na semana (geminadas, separadas, só uma aula por dia, etc.);
  • Limitar o número de aulas diárias de cada professor;
  • Trabalhar com dois ou mais professores em conjunto (divisão de classes);
  • Definir turmas com horários diferentes de início e término de aula;
  • Controlar a utilização de ambientes (quadra de esportes, salas, laboratórios, etc.);
  • E muito mais!

Além disso, veja as vantagens do URÂNIA

  • Economize tempo: gere os horários de forma rápida e mantenha sua instituição funcional desde o primeiro dia da aula;
  • Organize sua escola: gerencie várias sedes, tempo de deslocamento de professores e a utilização de salas ambientes;
  • Priorize o desempenho pedagógico: elabore grades com alta qualidade pedagógica, determinando o grau de importância para mais de 40 elementos que refletem diretamente na motivação dos professores e rendimento dos alunos;
  • Solução completa: desfrute de uma ferramenta com mais de 30 anos de experiência e continuamente aprimorada de acordo com as sugestões dos próprios usuários, contemplando as mais variadas necessidades na elaboração de horários;
  • Minimize as Janelas: reduza os horários vagos entre aulas e garanta a satisfação dos professores e a diminuição de custos com a remuneração em tempo ocioso;
  • Altere facilmente: a qualquer mudança de disponibilidade de professores, gere, modifique ou faça experiências com seus horários durante todo o ano de forma prática e com a segurança do melhor resultado.

Ainda tem dúvidas sobre toda a praticidade que o URÂNIA pode oferecer para a sua Instituição de Ensino? Confira os depoimentos dos gestores satisfeitos com o nosso trabalho e comprove como URÂNIA atua de forma eficaz, resolvendo todos os problemas com horários em milhares de escolas em todo o Brasil.