⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Como a tecnologia tem beneficiado escolas em todo o país

Tempo estimado de leitura: minutos

2 de novembro de 2016

Quando pensamos a respeito da tecnologia dentro das escolas, logo nos vem à mente o uso dessa tendência em sala de aula, com tablets, aplicativos e outros elementos que ajudam a melhorar o processo pedagógico e facilitam a assimilação de conteúdos por parte dos alunos.

Porém, o benefício da tecnologia nas escolas pode ser ainda mais relevante e fazer parte do ambiente interno da organização. Afinal, além da preocupação com a qualidade do ensino, uma escola deve estar atenta também para os processos de gestão. É neste momento que a tecnologia tem sido uma verdadeira aliada e facilitadora da rotina das instituições.

Como agregar a tecnologia dentro das escolas

Antes de mais nada, é preciso que todos os processos estejam organizados e atualizados. O banco de dados dos alunos contendo dados dos pais, históricos e todas as informações relevantes, o controle das notas e avaliações, as atividades complementares, os valores das mensalidades e outras demandas.

Depois, o sistema adotado irá organizar tudo de forma que facilite o seu acesso e ainda proporcione muito mais agilidade nas atividades do cotidiano, garantindo, além de mais efetividade nas ações, uma maior satisfação dos pais e alunos, que terão tudo que precisam em mãos e em tempo recorde.

Um sistema moderno desenvolvido para a educação, proporciona uma gestão mais suave e eficiente, já que todos os envolvidos conseguem ter uma visão mais completa das informações contidas no sistema de forma prática e rápida. Assim, todos saem ganhando.

Tudo fica automatizado, inclusive tarefas que são consideradas como as mais complicadas e demoradas para serem concretizadas no cotidiano da educação como, por exemplo, a organização das grades de horário, que demanda muito tempo e dedicação e mesmo assim, pode acabar resultando em erros quando feita de forma manual.

Com a automatização, o programa consegue organizar estas grades sozinho, analisando todas as variáveis e garantindo que todas as restrições da escola sejam cumpridas. Isto é, que nenhum professor fique sem dar aulas, ou que dê aulas demais, que não saiam conteúdos repetidos e ainda, que não coincidam matérias que tenham assuntos semelhantes demais em um só dia para a mesma turma.

Diversas escolas em todo o Brasil já estão investindo neste tipo de tecnologia, desde as menores ou voltadas ao ensino fundamental, como as maiores e mais complexas como, por exemplo, as universidades. O colégio Cruzeiro (Rio de Janeiro/RJ), por exemplo, utiliza sistemas automatizados para geração de grades e vem aprovando sua continuação.

Atualmente, o maior benefício da tecnologia nas escolas é liberar os gestores, diretores, coordenadores e até professores de tarefas operacionais vazias, que apesar de serem extremamente importantes afetam a dedicação em outras áreas.

Esses profissionais acabam investindo seu tempo de maneira otimizada para decisões mais importantes, como por exemplo, o plano de ensino, a resolução de soluções e a busca por novidades e inovações no campo pedagógico.

Não é à toa que a tecnologia vem fazendo cada vez mais parte da educação, tanto como um elemento em sala de aula, como um importante fator de diferenciação na gestão.

E sua escola já é adepta aos benefícios da tecnologia? Como essa tendência tem contribuído para melhorar o desempenho no dia a dia da instituição?