⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Como reduzir janelas no horário escolar

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

10 de julho de 2019

As janelas, como são conhecidas as aulas vagas entre períodos de aulas dos professores, afetam a elaboração de uma grade horária eficiente e podem sair muito caras para aquelas escolas que remuneram este horário vago.

Assim, reduzir a quantidade de janelas no horário escolar, além de ser uma forma de diminuir os custos da escola, ajuda a melhorar o desempenho dos docentes em sala de aula.

O que são janelas?

Segundo o Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP), “considera-se janela a aula vaga existente no horário do professor entre duas outras aulas ministradas no mesmo turno”.

Em alguns casos, esse tempo ocioso é remunerado, mesmo o professor não estando em sala de aula, pois ele permanece à disposição da escola.

Dessa forma, durante a elaboração do horário escolar, os gestores procuram diminuir o número de janelas, pois um horário que não contempla esse detalhe prejudica a escola financeiramente.

Ao reduzir o número de janelas no horário escolar, os gestores melhoram a distribuição de recursos na instituição e a satisfação dos docentes, que se sentem mais valorizados e respeitados, uma vez que não ficarão ociosos na instituição entre uma aula e outra.

A satisfação do professor se reflete em motivação para melhorar o seu desempenho em sala, beneficiando os alunos e a instituição.

Por isso, a elaboração do horário escolar deve ser realizada com total atenção, pois é uma atividade complexa e que afeta a rotina da escola como um todo.

A importância do horário escolar para a rotina dos professores

O horário escolar é fundamental para a realização das atividades escolares, pois permite manter a escola organizada a partir do primeiro dia de aula.

Além disso, uma grade eficiente não apenas otimiza o tempo dos professores, mas também o espaço e os recursos da escola.

As principais vantagens são:

  • Assegurar a disponibilidade do professor para suas turmas;
  • Permite aos professores planejarem suas aulas com mais atenção, adaptando os conteúdos programáticos para o tempo que cada um tem disponível;
  • Professores que trabalham em mais de uma instituição podem evitar deslocamentos desnecessários, planejar melhor a rotina e as aulas de forma otimizada;
  • Os gestores deixam de perder dinheiro com horários vagos, janelas e evitam a evasão escolar por falta de qualidade gerencial;
  • Melhora o ambiente e a relação entre as pessoas que participam do dia a dia da escola;
  • Contribui para o desenvolvimento de programas e práticas institucionais;
  • Resolve problemas de aproveitamento de tempo e produtividade dos professores em sala de aula.
  • Como reduzir a quantidade de janelas no horário escolar?

A elaboração do horário escolar é uma tarefa difícil e que demanda muito tempo dos gestores, principalmente no início de cada ano letivo, de modo que alguns profissionais deixam de aproveitar suas férias para gerar as grades.

Além disso, em muitos casos, as grades precisam ser alteradas com frequência devido a mudanças na disponibilidade dos docentes, que costumam lecionar em mais de uma instituição e podem ter dificuldades em conciliar os horários.

Por isso, usar apenas papel e caneta não é o suficiente para criar a grade de forma rápida, simples e eficiente.

A melhor forma de reduzir a quantidade de janelas no horário escolar, sem precisar se preocupar com todos os fatores envolvidos, é utilizar a tecnologia a seu favor.

O URÂNIA é a melhor opção para facilitar os cálculos combinatórios entre disciplinas, professores e turmas, já que utiliza um algoritmo desenvolvido para a realidade das escolas brasileiras.

O programa também leva em consideração dezenas de variáveis importantes para a qualidade pedagógica da grade, entre elas a quantidade de janelas no horário dos professores.

Com o URÂNIA, a sua escola começa o ano letivo com a grade definitiva e equilibrada, seja para o ensino presencial, remoto ou híbrido.

Para ajudar os gestores nesse momento atribulado, nós criamos um e-book com o passo a passo para facilitar o planejamento da grade escolar.

No material, você irá entender:

  • Como realizar o levantamento de informações necessárias para dar início ao processo;
  • Dicas para reduzir os erros na hora de montar o horário escolar;
  • Quais os principais cuidados ao montar o horário escolar;
  • Como o URÂNIA pode auxiliar sua instituição a criar horários escolares efetivos.

Faça o download gratuito do e-book “Horário escolar: dicas de como planejar o seu” e comece o ano letivo com a grade pronta e sua escola organizada.