⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

5 motivos para utilizar um software para montar horários escolares

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

15 de agosto de 2018

5-motivos-para-utilizar-um-software-para-montar-horarios-escolares

Uma instituição com 20 turmas, tem que gerenciar os horários de, em média, 40 docentes e, normalmente, é função de diretores, secretários ou coordenadores pedagógicos dividir todas as disciplinas e professores de modo a garantir o cumprimento do currículo.

Olhando assim, até parece que fazer essa tarefa é algo fácil e rápido. Porém, montar o horário das aulas é uma das atividades que mais toma o tempo e a energia dos profissionais da educação.

Neste artigo, você vai descobrir porque sua instituição deve utilizar um software para montar o horário escolar e as principais vantagens dessa automação.

Vantagens em usar um software para horário escolar

Fazer o horário escolar é uma das tarefas mais temidas pelo corpo gestor de uma instituição. Quando feita manualmente, essa atividade consome semanas de trabalho e rende muita dor de cabeça e cabelos brancos.

Profissionais mais experientes nessa função, conseguem inclusive desenvolver métodos que facilitam a visualização do quadro de horários, fazendo uso de materiais como cartolinas, alfinetes, placas de isopor e papéis coloridos. Mas, a verdade é que a dificuldade em montar os horários de aula está em realizar as diversas combinações possíveis com o cruzamento dos dados das turmas, professores, disciplinas e grade curricular, o que exige muito raciocínio lógico.

Sabendo disso, fica mais claro o quanto se torna indispensável utilizar a tecnologia para esse fim. Um computador é capaz de realizar milhares de combinações em pouquíssimo tempo, diferente do cérebro humano, que por mais treinado que seja, tem suas limitações.

Assim, Instituições de Ensino que têm à sua disposição um software para montar o horário das aulas conseguem resolver esse problema, que assombra os profissionais de educação, com apenas alguns cliques e de forma muito rápida.

Automatizar a montagem do horário escolar traz diversas vantagens para a gestão da escola. Separamos 5 benefícios de fazer o horário escolar com a ajuda da tecnologia. Confira!

1. Agilidade

A agilidade é um dos principais benefícios que a utilização de um software especializado na elaboração de grades horárias traz para a gestão escolar. A rapidez no processamento das informações pelo computador supera a capacidade analítica do cérebro humano, permitindo que o quadro de horários seja construído com maior eficiência e sem esforços desnecessários.

Com o uso da tecnologia, as informações necessárias são inseridas no sistema e, automaticamente, ocorrem as combinações, respeitando as determinações cadastradas, os recursos disponíveis e, principalmente, evitando que a administração da escola precise se preocupar em realizar essa tarefa manualmente. O uso desse recurso também garante mais exatidão e menos falhas ou confusões.

A utilização de um software especializado na elaboração de horários escolares também torna o processo de adaptação ao Novo Ensino Médio e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mais eficiente. Com a flexibilidade curricular exigida pelo novo modelo de ensino, é necessário realizar ajustes constantes no quadro de horários, e o uso de tecnologia ajuda a gerar novas combinações em tempo hábil, permitindo que a escola se adapte rapidamente às novas demandas.

2. Organização

A utilização de um software especializado é fundamental para a organização do quadro de horários escolares e da instituição como um todo.

Com ele, todas as informações sobre os professores, disciplinas, turmas e horários ficam centralizadas em um único lugar. Isso garante maior eficiência no processo de elaboração da grade horária e facilita o acesso às informações necessárias para tomar decisões importantes.

Com um software para montar o horário das aulas, as informações sobre os itinerários formativos do Novo Ensino Médio, disciplinas e professores ficam centralizadas e facilmente acessíveis, permitindo que o gestor escolar tome decisões mais assertivas, evitando que a escola deixe de cumprir alguma das diretrizes curriculares.

Outro grande benefício desse tipo de tecnologia é a possibilidade de evitar conflitos de horários, como a alocação de um professor em duas turmas ao mesmo tempo, e identificar rapidamente as possíveis substituições em caso de falta de professores. Com isso, é possível garantir que todos os horários sejam organizados eficientemente, sem prejudicar o aprendizado dos alunos e a qualidade do ensino.

Além dessa centralização de informações e a facilidade de evitar choques e cobrir a falta de docentes, recorrer ao uso de um programa que faz o horário escolar permite que a instituição inicie as aulas com o quadro de horários pronto, podendo começar o ano letivo desde o primeiro dia do retorno dos estudantes.

3. Economia

Com a flexibilidade curricular no Novo Ensino Médio, os estudantes têm mais opções de disciplinas e itinerários formativos, o que pode gerar mais complexidade na construção do quadro de horários. Um software para montar o horário das aulas ajuda a distribuir as aulas dos professores de forma mais eficiente, sem gerar ociosidade com janelas ou horários vagos na grade horária dos docentes.

Além de reduzir o custo com o pagamento de janelas, um software que faz o horário escolar pode ser programado para minimizar os dias em que os docentes precisam ir à escola. Isso colabora para economia com transporte e alimentação dos profissionais.

A economia gerada acaba se refletindo no orçamento geral da escola, que consegue economizar recursos valiosos para investi-los em outras prioridades, tais como melhorias na infraestrutura, em tecnologias educacionais ou ainda na capacitação dos professores.

Nesse sentido, a utilização de um software especializado pode ser um importante fator para o desenvolvimento da escola e da sua comunidade escolar.

4. Qualidade

O simples fato de conseguir encaixar as aulas não significa ter uma grade pronta. Um bom quadro de horários deve atender às necessidades dos alunos e dos professores, garantindo que haja tempo suficiente para o aprendizado e para o descanso entre as aulas, evitando janelas ou dias com repetição de disciplinas da mesma área de conhecimento.

Com um software específico para montar horários escolares, é possível elaborar o quadro de horário com foco na qualidade. O software pode ser parametrizado para distribuir as disciplinas de forma equilibrada, garantindo que todos os estudantes tenham horários que contribuam no seu desenvolvimento.

A utilização do software especializado também é benéfica porque evita imprevistos que resultem em faltas ou ausências frequentes em determinada disciplina, o que afeta a qualidade educacional e a satisfação de pais e alunos.

5. Personalização

Algumas instituições acreditam que, ao utilizar planilhas para gerar horários, estão automatizando o processo. Estão enganadas! Por mais experiente que seja o usuário no uso delas, as funções são voltadas ao controle financeiro e contábil. Apenas um software específico para elaboração de horários pode atender todas as demandas da atividade.

Ao utilizar um software específico para a elaboração de horários escolares, a escola garante que as funções do sistema estão voltadas para as demandas da atividade. Assim, é possível gerenciar os horários com precisão, considerando ainda necessidades específicas como laboratórios e disciplinas que exigem salas especiais.

Ao contrário de planilhas ou outros sistemas genéricos, um software especializado consegue atender às necessidades de uma escola, permitindo maior flexibilidade e adequação às suas particularidades. O software pode, por exemplo, permitir o controle do limite máximo diário de aulas dos docentes, garantindo que a carga de trabalho esteja sempre equilibrada e dentro dos limites estabelecidos pela legislação.

Esses são apenas alguns exemplos do que uma solução dedicada a horários escolares pode fazer por sua instituição.

Se a sua forma de gerar o quadro de horários é trabalhosa, não satisfaz professores ou não tem preocupação quanto a reduzir janelas, ou facilitar o aprendizado dos alunos, está na hora de pensar em um software para resolver esta tarefa.

Programa para horário escolar grátis: Preste atenção!

Em uma busca na internet é fácil encontrar soluções que dizem resolver o horário das aulas gratuitamente. Mas tome cuidado ao apostar todas as suas fichas e seu tempo neles.

Sistemas gratuitos não oferecem suporte técnico, ou seja, em caso de problemas ou dúvidas na utilização, não há a quem recorrer. Muitos deles são complexos de usar, pois não foram pensados em como deixar sua utilização intuitiva e permitir o uso por pessoas sem conhecimentos avançados de informática. Outros programas para montar horários grátis ainda exigem instalações de sistemas de terceiros, o que pode, além de dificultar o uso, trazer riscos à segurança dos dados e do seu equipamento.

Outro detalhe importante é quanto às atualizações. Alguns softwares gratuitos são muito antigos e não contemplam mudanças recentes, como a do Novo Ensino Médio. Por serem soluções sem custos, seus desenvolvedores não têm interesse, e muitas vezes, nem conhecimento, para adicionar novos recursos ou corrigir bugs. Dessa forma é bom ficar atento, garantir que seus esforços não sejam em vão e que o uso de um programa para montar o horário das aulas grátis não trará prejuízos à organização da sua instituição.

Conheça o URÂNIA e transforme a rotina da sua instituição de ensino
O URÂNIA é um software desenvolvido especificamente para montar o horário das aulas.

Nos dedicamos exclusivamente à elaboração da grade de horários, e, por esse motivo, somos especialistas no assunto. Oferecemos a melhor e mais completa ferramenta, resultado de mais de 30 anos de experiência e da atualização constante por meio das sugestões dos próprios usuários.

Atualmente milhares de instituições no Brasil fazem seus horários escolares com o URÂNIA e contam com o auxílio gratuito de nosso suporte técnico para solucionar suas dúvidas e obter o melhor resultado.

Quer saber mais sobre a elaboração de horários com o URÂNIA?

Acesse o nosso site e conheça uma nova forma de gerar horários escolares.
Se você tem dúvidas sobre o potencial da nossa solução, confira os depoimentos de escolas usuárias e descubra como o URÃNIA pode resolver seus problemas com as grades de horário!

Para ficar por dentro das tendências em gestão escolar e principais novidades do setor educacional, acompanhe as publicações do Blog do URÂNIA e siga-nos no Instagram e Facebook.