⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

5 dicas para criar um planejamento escolar efetivo

Tempo estimado de leitura: minutos

21 de janeiro de 2019

5-dicas-para-criar-um-planejamento-escolar-efetivo-min

Antes de começar a desenvolvê-lo considere os seguintes itens:

1. Quem precisa participar? 

Todos os profissionais de educação precisam participar da elaboração por que ele influencia a escola inteira. Portanto, devem comparecer aos encontros gestores, professores e funcionários.

2. Quando fazer?

O ideal é que antes de começar os dias letivos, os docentes se reúnam para apresentar as intenções da instituição escolar e confrontar com a sua realidade. E, por conseguinte, juntos, elaborar um plano de ação que combine duas condições: o que se deseja fazer e o que pode ser feito dentro da realidade da escola;

3. A quem devo satisfazer?

Englobe sempre os interesses dos docentes, discentes, funcionários, governo, família e toda a comunidade. Assim, é possível que a escola se aproxime da sua missão sem deixar de analisar o contexto no qual está inserida.

4. O que deve constar? 

Deve descrever quais são os propósitos da escola para a formação integral do aluno. Dessa forma, os professores poderão sistematizar suas aulas em consonância com os objetivos a serem atingidos por aquela unidade escolar. De maneira mais ampla, a construção desse documento deverá contemplar:

  • Regras de uso dos espaços da escola (bibliotecas, pátio, quadras, etc);
  • Calendário geral da escola;
  • Projetos interdisciplinares;
  • Reuniões de pais e professores;
  • Avaliações;
  • Formação continuada.

5. Como a comunidade pode participar?

Um bom planejamento deve conciliar também os interesses de todas as partes externas. Por isso, é indispensável que a comunidade participe efetivamente das decisões. O planejamento é um instrumento de melhoria na educação dos alunos, por isso precisa ser pensado coletivamente, com compromisso e responsabilidade.

6. Quem é o responsável?

A equipe gestora, pois cabe a eles encontrar pontos de partida para atingir um nível esperado de mobilização, assim, além de abrir espaço para que os membros da equipe de coordenação pedagógica e docentes troquem experiências, o planejamento possibilita que o conselho familiar e a comunidade tenham oportunidade de contribuir para a instituição. Essa atitude de conciliar interesses de todos os participantes torna a escola mais consciente das demandas externas e mais democráticas.

Soluções que facilitam o planejamento pedagógico

Por ser um dos elementos de maior importância dentro da escola, o planejamento pedagógico exige tempo e dedicação dos gestores que precisam desenvolvê-lo, acompanhá-lo e repensá-lo a todo o momento. Dessa forma, contar com soluções que facilitam a rotina escolar permitem que gestores usem seu tempo para se dedicar a estas atividades.

O URÂNIA é o programa certo para a elaboração de horários escolares. Desenvolvido para poupar seu tempo, com ele você cria, organiza e modifica os horários escolares da sua instituição de acordo com as necessidades do momento.

Com o URÂNIA você pode:

  • Determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas;
  • Elaborar o horário de várias sedes ao mesmo tempo, controlando o deslocamento dos professores;
  • Indicar a forma como as aulas das disciplinas devem ser dispostas na semana (geminadas, separadas, só uma aula por dia, etc.);
  • Limitar o número de aulas diárias de cada professor;
  • Trabalhar com dois ou mais professores em conjunto (divisão de classes);
  • Definir turmas com horários diferentes de início e término de aula;
  • Controlar a utilização de ambientes (quadra de esportes, salas, laboratórios, etc.);
  • E muito mais.

Confira os depoimentos dos gestores satisfeitos com o nosso trabalho e comprove como URÂNIA atua de forma eficaz, resolvendo todos os problemas com horários em milhares de escolas em todo o Brasil.