⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

4 coisas que você precisa saber sobre horário escolar

Tempo estimado de leitura: minutos

26 de dezembro de 2018

4-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-horario-escolar

1. Qual a importância dos horários escolares?

Eles influenciam diretamente no desempenho escolar, pois quando a grade está alinhada corretamente, torna-se mais fácil para que professores, alunos e gestores se organizarem e aproveitarem ao máximo o que a escola pode oferecer. Além disso, influencia no aprendizado dos alunos, pois uma grade bem pensada auxilia no desempenho dos alunos.

Um exemplo é a distribuição de matérias de mesma área de conhecimento de forma mais equilibrada, ou seja, dispostas de um modo que não sejam todas seguidas, ou em horários onde o cansaço físico pode afetar a capacidade cognitiva dos alunos.

O horário escolar também atua diretamente na satisfação do professor, pois quando são elaborados levando em consideração as demandas pessoais desses profissionais, tais como: deslocamento, disponibilidade e outras limitações de cunho pessoal, torna-se mais agradável para o que professor possa lecionar em seu desempenho máximo.

Avalie sempre as demandas do seus profissionais como pessoas antes de pensar neles apenas como mão-de-obra do conhecimento. A sociedade é atingida diretamente através do trabalho exercido pela gestão escolar, pois, quando ele é efetuado de forma eficaz por meio de horários bem definidos, torna-se muito mais fácil para os orientadores poderem cuidar da mediação e resolução de problemas na relação entre professor, aluno e família.

Por fim um bom horário escolar engloba toda a gestão. Pois, por meio dele os supervisores passam a ficar responsáveis por atuar diretamente com os professores, ilustrando as diretrizes e metodologias da escola, solucionando dificuldades, proporcionando cursos para aprimoramento e evitando o embaraço no conhecimento.

2. Consequências de um horário desorganizado

No tópico anterior falamos sobre os benefícios de um horário organizado, neste trataremos das consequências da desorganização. A primeira e mais importante são as temidas janelas, ou horários vagos.

São momentos em que os professores ficam ociosos. Isso é um desperdício de recursos para escola, e uma perda de tempo para o profissional. Imagine um professor que tem 4 aulas distribuídas pela semana, ao invés de dispor todas as aulas em um mesmo dia ou de forma sequencial, você as divide colocando duas em um dia, no primeiro e último horário, e as outras duas em dias diferentes, o que obriga o profissional a vir para escola duas vezes e a permanecer na escola por mais tempo que o necessário.

Organizar os horários pensando na qualidade evita o deslocamento desnecessário do profissional e promove uma economia de recursos para a Instituição de Ensino.

3. Funções esperadas de um software de gestão de horários escolares

Para solucionar as dificuldades apontadas acima, dentre outros problemas que surgem na senda de horários escolares, a EdTech evoluiu e propiciou a criação de softwares exclusivamente voltados para a função de gestão de horários escolares.

Criar um horário escolar é uma função que demanda tempo e paciência. Por isso, foram criados softwares exclusivos para a essa tarefa. Com eles os horários escolares são feitos de forma rápida e eficaz, sempre à partir da bases de dados nele inseridos.

Eles costumam ser plataformas que funcionam através de um algoritmo avançado, que cruza os dados da sua escola e professores, gerando assim as melhores opções de horários que podem ser adotados pela escola.

Quando criados dessa maneira, os horários respeitam as regras pedagógicas da sua instituição de ensino e podem ser alterados sempre que necessário para readequar-se às necessidades.

Ou seja, estes softwares são desenvolvidos para facilitar e tornar mais rápida essa complexa tarefa de criar horários escolares, garantindo grades sem choque, com parâmetros programados pelo próprio usuário.

4. Por que escolher o URÂNIA para a elaboração de horários escolares?

O URÂNIA oferece excelentes opções para solucionar os problemas relativos aos horários escolares. Por meio do nosso software, o gestor conseguirá criar e modificar horários com facilidade, e ficará livre para cuidar de outras tarefas importantes. Confira algumas das possibilidades que o URÂNIA te oferece:

  • Determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas;
  • Elaborar o horário de várias sedes ao mesmo tempo, controlando o deslocamento dos professores.
  • Indicar a forma como as aulas das disciplinas devem ser dispostas na semana (geminadas, separadas, só uma aula por dia, etc.).
  • Limitar o número de aulas diárias de cada professor.
  • Trabalhar com dois ou mais professores em conjunto (divisão de classes).
  • Definir turmas com horários diferentes de início e término de aula.
  • Controlar a utilização de ambientes (quadra de esportes, salas, laboratórios, etc.).
  • E muito mais!

Outro diferencial são as vantagens que só o URÂNIA proporciona, são elas:

  • Economia de tempo: Gere os horários de forma rápida e mantenha sua instituição funcional desde o primeiro dia da aula;
  • Organização da escola: Gerencie várias sedes, tempo de deslocamento de professores e a utilização de salas ambientes;
  • Priorize o desempenho pedagógico: Elabore grades com alta qualidade pedagógica, determinando o grau de importância para mais de 40 elementos que refletem diretamente na motivação dos professores e rendimento dos alunos;
  • Solução completa: Desfrute de uma ferramenta com mais de 30 anos de experiência e continuamente aprimorada de acordo com as sugestões dos próprios usuários, contemplando as mais variadas necessidades na elaboração de horários;
  • Minimize as janelas: Reduza os horários vagos entre aulas e garanta a satisfação dos professores e a diminuição de custos com a remuneração em tempo ocioso;
  • Altere facilmente: A qualquer mudança de disponibilidade de professores, gere, modifique ou faça experiências com seus horários durante todo o ano de forma prática e com a segurança do melhor resultado.

Nos dedicamos exclusivamente à elaboração da grade de horários e, por esse motivo, somos especialistas e oferecemos a melhor ferramenta, aprimorada ao longo mais de 30 anos através das nossas pesquisas e feedback dos usuários. Confira os depoimentos de quem acredita em nossos serviços aqui. Acesse o nosso website e faça parte das milhares de escolas satisfeitas por solucionarem seus problemas com grades escolares graças ao URÂNIA!